Sr. Arnaldo Comisso

O Sr. Arnaldo Comisso nasceu em Santo Antônio de Posse no ano de 1939.
Oriundo de uma família muito humilde viveu as dificuldades da vida e, desde muito jovem, tão logo terminou o curso primário foi obrigado a trabalhar.
O curso primário foi concluído no Grupo Escolar Mário Bianchi, em 1950. O Sr. Arnaldo enfatiza que o padrão de ensino do Grupo Escolar na época era de altíssimo nível e foi a base, o alicerce que o ajudou a sustentar sua vida acadêmica futura.
Entre 1950 e 1955, parou de estudar, trabalhando como jacaleiro, que era a atividade que mais emprego gerava nesta época na cidade.
Todavia, graças ao esforço de sua mãe, Dona Palmira, e também graças à boa base da escola primária, apesar de alguns anos fora da escola, passou no exame de seleção do Colégio Monsenhor Nora em Mogi Mirim para cursar o ginasial.
Vale frisar que sua mãe, D. Palmira, era analfabeta, mas muito inteligente, e entendia que só a escola liberta as pessoas.
Entre 1955 e 1960 estudou no Monsenhor Nora em Mogi Mirim que era um Colégio Estadual de padrão inigualável. Neste período, terminou o curso ginasial e iniciou o curso científico.
Ocorre que, em 1960, com 20 anos de idade, ainda estava bastante atrasado na vida escolar, mas, por razões financeiras, foi obrigado a parar os estudos em Mogi Mirim, mudando-se para Campinas em busca de trabalho.

AGRADECIMENTO.

Nesta ida para Campinas o Sr. Arnaldo quer deixar registrado um agradecimento a um Possense que o incentivou e possibilitou essa mudança, que foi o marco inicial da transformação de sua vida.
Trata-se do Sr. Glebert Lucon, filho do Sr. Tite, já falecidos. O Sr. Glebert, cujo apelido era Zeti, já trabalhava e morava em uma pensão em Campinas. Ele convenceu o Sr. Arnaldo, a mudar-se para Campinas, prometendo que o Sr. Arnaldo poderia morar no quarto dele na pensão e que o ajudaria a procurar trabalho, bem como, ajudaria com a alimentação.
Assim foi feito, o Zeti comprou um colchão e colocou no chão de seu quarto, que serviu de cama para o Sr. Arnaldo, por um bom período.

TRABALHO E ESTUDO.

Antes mesmo de conseguir trabalho em Campinas, o Sr. Arnaldo matriculou-se em um curso técnico noturno. Desistindo de continuar o científico iniciado em Mogi Mirim, pois o curso técnico era mais barato.
Rapidamente, o Sr. Arnaldo conseguiu emprego em Campinas, primeiro em um banco e depois em uma multinacional.
O curso técnico foi concluído e o grau universitário em Ciências Econômicas aconteceu em 1966, em curso noturno.
Neste ano, desistiu do emprego em Campinas e mudou-se para São Paulo, em busca de novas oportunidades.

VIDA PROFISSIONAL AGITADA.

A partir de 1966 teve uma vida profissional muito agitada, porém interessante. Trabalhou em algumas empresas multinacionais, sempre aceitando desafios. Galgou na hierarquia organizacional posições importantes com rapidez. Sempre ocupou posições de destaque. A partir de 1980, trabalhou em várias capitais do Brasil e também em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
Entre 1980 e 2003 fez 18 mudanças dentro do Brasil e em outros países, sempre acompanhado de sua esposa, Sra Edy, que foi uma excepcional companheira, esposa e amiga, e que sempre o motivou a aceitar tantas mudanças. O Sr. Comisso mencionou um acontecimento em sua carreira que justifica a agitação mencionada.
Em janeiro de 1983, ele morava no Recife atuando como presidente da Westinghouse do Nordeste S/A, quando foi enviado aos Estados Unidos para fazer um curso de 3 meses na Universidade de Pittsburg e, em seguida, mudar-se para o Canadá na cidade de Hamilton numa fábrica da Westinghouse.
Enquanto fazia o curso, alugou moradia no Canadá e estava tudo organizado para a mudança.
Porém, ao final do curso, ente abril ou maio de 1983, os planos mudaram repentinamente e o Sr. Arnaldo foi transferido para Porto Alegre para gerenciar uma fábrica naquela cidade. Ao invés de ir para o Canadá, foi para Porto Alegre. O plano era ficar 3 anos em Porto Alegre, mas 6 meses depois voltou para São Paulo, agora como Diretor Financeiro da Westinghouse do Brasil.

ALGUMAS POSIÇÕES OCUPADAS.

No Brasil, foi Presidente da Eaton S/A multinacional americana, quando a Eaton comprou a Clark Equipamentos de Campinas. Foi também Presidente da Eaton para a América Latina.
Quando se aposentou em 2003, o Sr. Comisso morava em Michigan, nos Estados Unidos e atuava como Presidente Global de uma unidade de negócios da Eaton com fábricas nos Estados Unidos, Brasil, Europa e Ásia.


O Sr. Arnaldo nutre um desejo imenso de retribuir à sociedade um pouco do muito que recebeu.